Sinal de Menos – Chamada de Artigos – 2021

Sinal de Menos – Nova linha editorial – Chamada de artigos

A revista Sinal de Menos convoca autores(as) interessados(as) em contribuir com textos e artigos para os seus dois números (15 e 16) a serem lançados no 1º e no 2º semestres de 2021, e que serão distribuídos em dois volumes por número. Assim, teremos um total de 4 volumes editados em 2021. 

O volume 1 de cada número pretende reunir textos mais curtos, visando construir uma nova forma na revista: textos de escopo mais limitado e de densidade teórica um pouco menor. Sugerimos que esses textos tenham no máximo 20 páginas, incluindo a bibliografia, sendo o ideal cerca de 15 páginas (incluindo a bibliografia, aliás não obrigatória), ou ainda uma forma de “carta do leitor” de até 5 páginas. Por serem textos mais curtos, eles se prestarão mais à abertura de todo tipo de diálogo e discussão crítica da sociedade das mercadorias. Para este primeiro volume sugerimos temas como: debates de textos publicados em números anteriores da revista, textos de conjuntura ou de intervenção, textos com caráter de ensaio ou experimento, resenhas de livros, traduções, enfim, textos liberados do formato acadêmico padrão. A orientação geral é captar a atualidade em pleno voo, buscando dialogar com o tempo presente. 

O volume 2 conterá preferencialmente textos mais densos e voltados para novas elaborações teórico-conceituais, mais parecidos com os textos antigos (sugerimos um máximo de 45 páginas, incluindo bibliografia, e nada impede textos curtos). Além disso, este volume pretende fazer uma espécie de “dossiê” ou reunião de artigos orientados por uma linha editorial previamente estabelecida.

Pensamos em dois grandes temas para cada número de 2021: 

a) teoria e crítica do sujeito moderno para o número 15 (1º semestre);

b) escravidão capitalista moderna e contemporânea sob diversos pontos de vista, para o número 16 (2º semestre). 

Sendo assim, esboça-se um movimento antagônico que liga a (suposta) liberdade do sujeito moderno, mediado pelas formas capitalistas, à sua plena negação através das relações escravistas e neoescravistas. O dossiê não elimina a possibilidade de textos com temas diferentes dos propostos para esse segundo volume. Gostaríamos de salientar que esses temas são mera sugestão e não esgotam as possibilidades de publicação de outros assuntos  relevantes em cada volume 2.

Prazos de entrega de artigos: 

Número 15, volumes 1 e 2: até 15/04 para os textos do vol. 1; até 01/05 para textos do volume 2. Previsão de lançamento: início de Julho.

Número 16, volumes 1 e 2: até 15/09 para os textos do vol. 1; até 01/10 para textos do volume 2. Previsão de lançamento: final de novembro/início de dezembro.

As normas de formatação encontram-se aqui. Enviar os artigos para dcunha77@outlook.com

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  • ISSN

    1984-8730
  • Insira o seu email e clique para receber notificações de novos artigos por email.

    Junte-se aos outros seguidores de 183

  • Comunidades e grupos

  • Contato

    dcunha77@outlook.com